segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Ordem dos Psicólogos e os Estágios Profissionais - #1

Tal como prometido, inicia-se hoje a crónica relativa ao inferno que é o início de qualquer carreira em geral mas, agora, dos Psicólogos em particular.

Piqueno ponto da situação: desde que a Ordem dos Psicólogos se instalou passou a ser obrigatória a realização de um Estágio Profissional para que o recém formado passe de Psicólogo Estagiário a Psicólogo Efectivo. O que, em termos práticos, se distingue pelo título prossional bem como com a possibilidade de se poder realizar prática clínica independente, ou seja, sem supervisão.

Posto isto, e porque queremos traçar o nosso caminho, todos temos pressa em passar rapidamente a nossa fase de Estágio Profissional e entregar o senhor relatório que a Ordem nos exige.

Para outra crónica ficarão as perguntas que fiz à Ordem e as respostas que obtive. Para já, fica o resumo daquilo que eu considero o MUST KNOW acerca de como as coisas são, quando se é um Psicólogo acabado de sair da Faculdade:

1- Para quem tem a licenciatura antiga ou o Mestrado Integrado, precisa de fazer um Estágio Profissional de 12 meses e a totalidade de 1600 horas.
2- É preciso escolher a instituição e garantir que esta celebre um protocolo de boa fé com a Ordem. Há formulários para isso.
3- É preciso garantir que se tem supervisor e que a Ordem o reconheça como tal.
4- Para se inscrever na Ordem como Psicólogo Estagiário pagamos 180 euros.
5- Para a realização do Estágio, pagamos à Ordem 160 euros (80 por semestre).
6- É obrigatório, durante o Estágio, que se frequente um dos cursos de formação promovidos pela Ordem sobre ética. Esse curso custa 80 euros.
7- No final do Estágio temos de entregar um relatório que descreva todas as actividades que será avaliado e decretará se passamos a Psicólogos efectivos ou não.


Assim, em geral, é isto que nos dizem. Passarei mais tarde com as perguntas que fiz... O desafio está em conseguir que alguém nos permita a realização do Estágio uma vez que o Governo decretou que agora os Estágios Profissionais são obrigatoriamente pagos pelo que anda tudo a fugir com o rabo à seringa.

1 comentário:

  1. Vida dificil, querida sobrinha!
    Concordo plenamente com os estágios remunerados, mas se as Ordens exigem estágios que sejam tb parte na procura e na despesa desse mesmo estágio. Sei que não esta facil, mas a janela (senão a porta) esta aberta, por aí, em qq lugar. Força, o mais dificil (20 anos nos bancos da escola) já passou. bjs
    MMR

    ResponderEliminar