quinta-feira, 4 de março de 2010

Por falar em aprender

Foi-nos perguntado, com um ar muito natural, o que é que aprendemos desde a última vez que nos tínhamos visto.

Ficamos muito atrapalhados e ninguém sabia o que havia de dizer. Acho que uns não perceberam a pergunta e outros tiveram vergonha de dizer como andaram distraídos esta semana.
"O quê? Não me digam que não aprenderam nada. Não precisa de ser matéria, conteúdo... O que aprenderam? Da vida, de vocês próprios... sei lá. Qualquer coisa que antes não sabiam e agora sabem."
Silêncio.
--
De facto, passar o dia acordado é passar o dia a aprender. E às vezes desprezamos isso com tanta elegância. A riqueza a passar-nos à frente e nós em busca de qualquer outra coisa que, pensamos nós, será muito mais importante.
Certo é que, a partir de hoje, vou estar sempre atenta ao que estou a aprender. Nas aulas, sim, mas também na rua, no trânsito, com o que leio, com a música que oiço, com o senhor do café e o da portaria, com os outros. Mas, acima de tudo, comigo. Com aquilo que fiz e aquilo que deixei por fazer. Com aquilo que disse e aquilo que, por vergonha, calei. Com aquilo que senti de forma livre e aquilo que camuflei.
Agora vou aprender muito mais consciente. Com a cabeça e com o coração.

2 comentários:

  1. Hi! I love your Blog, but can you please write something in english! Could be more international! please consider this. tks

    ResponderEliminar
  2. gostei muito do texto. compreendo essa necessidade de aprender e ir mais além mas, se me é permitdo gostava que pensasses sobre as vezes em que queremos aprender e nos tornamos arrogantes a achar que estamos a saber tudo a compreender tudo quando na verdade apenas estamos a assimilar informação sem pensar nela. também as vezes em que achamos que por saber mais que os outros isso nos dá algum estatuto e dizemos coisas sem pensar que magoam mas nós, no alto do nosso saber, não tamos nem ai.
    para mim é preciso aprender a calar e ouvir, ser humilde, aprender com os que menos sabem, descer do poleiro, esquecr teorias e apenas estar atento a lições de vida.

    beijinhos e continuação de boas aprendizagens

    ResponderEliminar