Já nos dizia Brazelton que, depois do amor, a disciplina é o segundo presente mais importante que um pai pode dar a um filho porque é nela que a criança encontra a segurança: sem ela não há limites e as crianças precisam de limites para se sentirem seguras com eles.
Mas a disciplina, desconfundam-se as mentes, tem a ver com ensino e não com a punição: é promover o autocontrolo ajudando a criança a formar todos aqueles padrões internos de que irá necessitar ao longo da vida.
E porque cada um de nós é único e original, porque todos os pais reconhecem a magia da unicidade de cada um dos seus filhos, também a disciplina tem de ser adaptada a cada criança. São precisas regras e expectativas claras e consistentes e as consequências do seu desrespeito devem fazer sentir-se com firmeza.
"Uma criança sem disciplina é uma criança que não se sente amada". Mas Pais, não esperem nem exijam qualquer espécie de gratidão por parte dos vossos filhos até que estes experimentem as alegrias e os desafios de educarem os seus próprios filhos.
*Algo que me fascina é a nossa influência determinante no modo como as gerações futuras crescem e se formam como pessoas. Assim, decidi que irei partilhar algumas teorias pedagógicas com que me vou cruzando dentro dos meus pensamentos.
Guia para filhos de pais modernos, penso que este seria o título mais adequado.
ResponderEliminar