domingo, 28 de março de 2010

Guia para pais modernos

ENSINAR A CRIANÇA A OBEDECER

Ora vamos lá... Tantos anos de estudo hão-de servir para alguma coisa. E se uns podem achar que isto é básico, qualquer um consegue e sabe, então podem poupar-se à leitura.
Para outros, o esforço que aqui vou fazer para simplificar, pode ser muito útil na relação com os seus filhos indisciplinados.

Em primeiro lugar, dizer que está mais do que provado que as crianças ditas normais (se existirem pessoas normais e outras anormais) só são obedientes dois terços das vezes. O que quer dizer que é normal que o seu filho seja desobediente uma em trê vezes. E, convenhamos, até é saudável que vão ensaiando a sua capacidade de argumentar e defender posições.

Depois, há que definir bem desobediência, que deve ser entendida como a resistência ou recusa da criança em seguir uma instrução parental.
Para que possa agir melhor, deve avaliar o tipo de desobediência mais característica do seu filho/a:
- Desobediência explícita, em que se recusa fisicamente a cumprir a ordem. Ex: diz-lhe para ir lavar os dentes e ouve, como resposta, "Não vou."
- Negociação, em que tenta, verbalmente, arranjar um acordo consigo mas, de facto, não está a cumprir. Ex: diz-lhe para ir lavar os dentes e como resposta vem um "Já vou. Vou quando o programa acabar, está bem?"
- Resistência, em que se queixa perante a ordem mas realiza-a pela metade. Ex.: diz-lhe para por a loiça na máquina. Ele/a levanta-se a refilar, vai à cozinha, põe um ou dois pratos e vem-se embora.


E, agora, em 5 passos, como implementar uma mudança:

1- Dê instruções claras, objectivas e curtas.
Lembre-se que, muitas vezes, o modo como "manda" pode estar, claramente, a contribuir para o problema. Deve dar instruções específicas e que se refiram a uma tarefa apenas. O ideal é que pudesse resumir em 1o palavras. Ex.: "Desliga a televisão, agora.". Evite a todo o custo isntruções vagas (desliga isso), ou forma de pergunta (podes ir arrumar o quarto?), ou múltiplas (arruma o quarto, faz a cama e veste-te) , ou muito repetidas, ou até as racionais (precisas de te despachar porque senão vamos chegar atrasados).
Lembre-se, sempre, contacto visual, voz firme e, no fim, elogiar quando obedece.

2- Usar avisos efectivos
Quando a criança não obedece, deve ser avisada das consequências. A melhor maneira de fazer avisos é na forma "Se....então...". E estes avisos só devem ser feitos uma vez. Nunca ameaçando castigos e punições mas, sim, a remoção de qualquer coisa que lhe seja agradável.

3- Tirar um privilégio se a criança não cumpre o aviso
Mostrar à criança que está a falar a sério quanto à necessidade de ela obedecer. Caso ela continue sem cumprir as regras, deve ser-lhe retirada alguma coisa agradável. O que, vá por mim, é sempre a interacção com os outros ou com os seus jogos. No momento em que a criança desobedece, deve ficar por uns minutos (um por cada ano de vida), privada da interacção com os pais, irmãos, amigos e dos seus jogos e brinquedos ou televisão.

4- Fique calmo
Assim vai evitar lutas de poder e, ao mesmo tempo, o seu comportamento serve de exemplo ao seu filho. Se entrar numa escalada de gritos e alteração, eles vão ter tendência a achar aquilo a norma e vão, concerteza, reproduzir isso ao longo da vida.

5- Seja persistente
Ensinar um filho a ser obediente só resulta se formos consistentes e persistentes durante muito tempo. Geralmente, quando não resulta, é porque os pais não conseguiram ir até ao fim. Umas vezes foram firmes mas, outras, desistiram. Lembre-se que pode levar semanas, ou meses, até a criança melhorar.
Sempre, evitar as lutas de poder e deixar que as suas acções falem por si, mais do que as palavras e raspanetes.


* claramente está muito resumido. Para mais informações é só pedir.

Sem comentários:

Enviar um comentário