quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mineiros

Todos os dias tomo o meu (extenso) pequeno-almoço de televisão ligada na Sic Notícias. Mas devo mesmo andar tão distraída que só hoje é que ouvi as ditas, as notícias, como deve ser.

E fiquei mesmo impressionada com o que se passa com aqueles mineiros no Chile. Comecei por ficar assim quando ouvi que não sairiam antes do meio de Setembro mas, depois, a notícia era que agora foram informados que a data estimada era o fim de Novembro. Que horror. Três meses a viver debaixo da terra.

Estão a ser bem monitorizados, recebem comida e roupas, vão trocando correspondência com o exterior (houve até um que mandou uma carta a pedir a namorada em casamento!!)...
Vão-lhes mandar luzes a imitar a luz do dia, baralhos de cartas, dão-lhes instruções de higiene, um plano de exercício físico (não podem ter mais de 90cm de cintura no dia em que se prevê que o túnel para eles sairem estiver aberto)....

Mas, caramba, sempre são três meses a viver com mais 32 pessoas, debaixo da terra, numa pressão psicológica que a nada se compara. Aquilo não vai correr bem, e toda a força com que estão agora vai-se esgotando com o tempo... rezamos por eles.

Sem comentários:

Enviar um comentário