quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Uma vez na faculdade...

...foi assim que respondi a um tema de debate sobre se a depressão será, ou não, uma doença:

"A questão, para mim, não é se a depressão será ou não uma doença. Mas, sim, se será uma doença voluntária, ou pelo menos, que tem a particularidade de ter a cura em nós ou não. O que não existe na maioria das outras doenças, em que temos de nos socorrer do exterior para voltarmos a nós.

A depressão será uma doença, talvez, mas não como as outras. Podemos lá cair sem nos apercebermos, porque a nossa personalidade tende a nos trair, porque tantas e tantas vezes somos nós os nossos piores amigos. Mas para sairmos, aí sim, temos de estar mais atentos do que nunca, sempre vigis, em busca daquilo que de melhor há em nós. Em nós, e nos outros. Aqueles que teimamos em não ver o quanto se preocupam connosco, aqueles que nos querem dar a mão (ou o braço todo).

E se há os chamadas maus doentes, que aqueles que sofrem desta doença não possuam em si a característica da teimosia. Será aquela que nenhum fármaco conseguirá fazer frente, aquela que não permitirá que se volte a ver o lado branco ou, pelo menos, o cinzento menos escuro."

Sem comentários:

Enviar um comentário