sexta-feira, 11 de março de 2011

47

São os dias que nos separam da Páscoa. Bem, agora são 45, que a Quaresma já começou na 4ª feira.
Para muitas pessoas, quase a maioria, é incompreensível o que esta época significa para nós, católicos, os praticantes. Sim, porque maior parte da população diz-se católica não praticante, o que eu não sei bem o que isso quer dizer.
O que eu quero dizer é que, para aqueles que sentem a correr nas veias um profundo amor a Jesus, vivem esta época do ano como a mais forte de todas. Mais do que o Natal.
E à pergunta que uns tantos me fazem, com ar de que eu aterrei agora vinda de Marte. "Mas o que é que vocês fazem na Quaresma?" (este vocês mata-me, é como quem diz essa cambada desmiolada).
Então eu explico: nós, ou eu, procuro viver estes dias com toda a calma e serenidade interior que me permita chegar ao dia de Páscoa (que significa renascer, renovar, transformar) uma pessoa diferente. É a altura do ano ideal para um frente-a-frente comigo mesma, em que encaro a frio tudo aquilo que reconheco fazer errado, fazer a metade, não fazer. E encontrar a força e a vontade de reunir esforços e me superar. Porque houve alguém que, um dia, por acreditar em mim, em Nós, escolheu entregar a sua vida. E, tal como quando acompanhamos algum familiar ou amigo na dor e num caminho penoso não temos vontade de grandes festejos e loucuras, também este tempo é vivido com moderação, a necessária para receber toda esta grandiosidade simbólica no meu coração.

2 comentários:

  1. Olá!...

    Assim, não sei bem porquê, parece-me que acabaste de fazer a melhor definição de Quaresma que já alguma vez vi!... Quem-me-dera que a generalidade dos Padres a fizessem nas suas homilias... Pela certa tínhamos outra Igreja...

    ...Mas é justamente aí que começa a minha perplexidade com a 1ª parte do teu texto: É que, no fundo, no fundo tocas no essencial: As pessoas criticam porque desconhecem... E desconhecem porque estão agarradas a velhos dogmas e práticas do passado que hoje em dia e em grande parte já nem aos movimentos mais conservadores passaria pela cabeça afirmar...

    Mas claro: restam sempre muitos para quem mais vale uma fé "rígida" e "implacável" a uma fé saudável e esclarecida!... E esses muitas vezes encontram-se entre a tal "cambada desmiolada" de que falas, isto é: entre nós próprios, o que não ajuda a melhorar as coisas...

    Nos últimos anos assistimos a uma "explosão" de movimentos, de sabores da fé e até a um certo apoio a algumas coisas que, na minha muito modesta opinião não deveriam ter sido consentidas, e aqui não estou a falar de escândalos sexuais, estou a falar de posições doutrinárias filosóficas ou teológicas, se quiseres... Isto leva a que se falem "línguas" diferentes da mesma fé, o que não é mau em si, mas pode ser perigoso se não for bem feito... O tempo o dirá!...

    Muito mais haveria para dizer, mas por hoje fico por aqui... Com a certeza de que vale mesmo a pena ler este texto!...

    Boa noite e um excelente fim-de-semana para ti!...

    O Pensamento Positivo

    ResponderEliminar
  2. Olá, já há alguns dias que não tenho deixado o meu bj para ti. Mas parece que hoje é em cheio.
    O teu tema não pode ser mais propício e o teu texto mt bem estruturado. Não posso estar mais de acordo com ele. Aos tais "não praticantes??" costumo responder que neste tempo olhamos mais para dentro de nós e seguirmos cada vez mais o "Pai Nosso". No fundo não é mais que tentarmos ser uma pessoa melhor a cada dia!!! Bjs
    MMR

    ResponderEliminar