sexta-feira, 8 de abril de 2011

fins de ciclos

Ao contrário de um grande número de pessoas que adora a lamuriazinha dos fins de ciclos, eu sou daquelas que acho que só faz bem o encerrar de portas, o fim dos projectos, os pontos finais.

O meu estágio foi o momento mais alto de toda a minha formação, o período de tempo que permitiu que confirmasse a minha vocação, a minha paixão à Psicologia e aos miúdos, a minha capacidade de trabalho e a minha determinação. Permitiu que desenvolvesse uma série de competências que achei que ia demorar anos a conseguir, a tolerar a frustração como poucos o conseguirão e a aprender a viver 50 minutos de cada vez fazendo nascer sabedoria de onde não havia nada para além de vivências.
Foi uma estafadeira. Muitos dias em que a única coisa que fazia era trabalhar naquilo, sem tempo ou espaço para adiantar a tese, investir na Faculdade ou sair para beber um copo.

Agora acabou. Acabou mais cedo do que esperava, porque o orientador saiu da Junta. Desanimada pelo fim abrupto, sem tempo para cumprir muitos dos objectivos a que me propunha, sem tempo de ver os resultados do programa que estava a implementar na turma dos meus meninos de 5º ano, sem conseguir levar até ao fim o plano de intervenção com os que tinha em consulta. Mas aliviada, porque este fim vai permitir que me envolva completamente na tese que me separa do final do Mestrado.

Acabei a revisão de literatura, o maior dos meus alívios. Estou longe de ter chegado ao fim mas, hoje, celebro o fim de um ciclo, o fim do meu estágio, o início de outro, que é o de passar de estagiária a investigadora. E, por isso, em jeito de festa, embarco hoje para a Madeira. Onde estarei até ao próximo sábado.

Vai saber muito bem ter o meu marido só para mim, não precisar de passar horas fora de casa e longe dele. Vai saber bem trabalhar e ler nas horas mortas, fazê-lo só quando não tiver mais nada para fazer, mais nenhuma fotografia para tirar, mais nada para ver. Jantar tarde e passear depois do jantar. Acordar tarde e saltar refeições. Namorar e encher-me de energia para aquilo que ainda me espera até Junho.

Vou tentar ir passando por aqui a dar novidades. Voltarei cheia de fotografias e opiniões. Esperem por mim.
Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário