segunda-feira, 16 de abril de 2012

quando voltamos a casa

sentimos sempre o misto da felicidade de quem reencontra e a nostalgia do que já passou.
Estou, desde as 09h da manhã, a dar formações na casa que foi a minha dos 3 aos 15 anos. Onde tudo se passou, onde cresci e aprendi desde o mais básico como as letras e os números ao mais complexo do mundo inteiro que é quem sou e como me relaciono.
Está tudo aqui, dentro destas enormes paredes e corredores forrados a azuleijos, no colo destas Irmãs que continuam quentinhas nos seus casacos brancos debaixo do hábito.
A professora de Português continua toda arranjada e a falar com imensa propriedade, a professora de Francês continua com uma vida que nunca acaba, gargalhada alta e um perfume esvoacante que deixa atrás de si no corredor. A professora de EVT ainda se lembra que eu era um desastre a desenhar. Mas esforçada.
Na hora de almoço fui ao pinhal e aos campos de jogos. Falei com a Telma e com a Tânia. Vi a D.Isaura e a Céu que me punha a rede no cabelo antes de ir para o ballet, com 4 anos. A Irmã Catarina serviu-me, como sempre, o arroz. Que está igual e sabe ao mesmo.

Um grande nó na barriga. E agora espero os Pais que vão chegar para que lhes dê umas pistas sobre a vida dos filhos deles. Um dia foram os mais pais a entrar por ali dentro, esbaforidos entre uma reunião e outra, ou os da Bárbara com quem podia contar sempre a assistir. Mas já não são, são outros pais, de outros meninos que, aqui nesta casa, usam o meu quarto.

1 comentário:

  1. E tenho a certeza que esses pais que neste dia frio mas tão solarengo foram para uma reunião no colégio têm a sorte de poder ter à sua frente uma pessoa que acima de tudo sabe ser tão humana!... Que mesmo sem ser mãe, consegue perceber tão bem o que é colocar-se no lugar do outro... E por isto mesmo consegue encontrar as palavras certas para o segundo certo!

    Orgulho-me por voltares à nossa casa =')

    Sinto que também eu hoje estive nesse espaço e que compreendi tão bem cada palavra que escreveste!


    Nostalgia e uma lagriminha no canto do olho...

    B.

    ResponderEliminar