sábado, 27 de fevereiro de 2010

O pessimismo

De facto eu, como quase quase Psicóloga, já devia estar habituada à enorme diversidade das pessoas. Isso é o que nos torna tão interessantes e interessados, uns pelos outros. Fascinante é a maneira como cada um de nós encara a vida, produz justificações e teorias acerca do mundo.
Nunca fui uma pessoa pessimista. Reconheço alguma razão a quem se guia pela lógica de que mais vale ser pessimista e ter uma surpresa do que optimista e ter uma desilusão. Mas pronto, é lindo mas nunca o apliquei. Sempre acreditei que as coisas resultam e correm bem mas, a quota parte de realidade é estar muito consciente de que isso depende muito de mim. De cada um de nós.

Enfim, isto para dizer que ontem ainda me ri com um pessimismo a que não estou habituada. Hoje temos uma almoçarada de amigos do outro lado da ponte.
A: "Amanhã então sempre vens ao almoço?"
B: "Vou, em principio sim."
A: "Em principio?"
B: "Então, claro. E se a ponte cair?"

Bolas, era preciso muito azar e um temporal desfeito para, justamente hoje, a ponte cair.
Ah minha gente, mais pensamento positivo faxavor.

1 comentário:

  1. Como diria José Cardoso Pires, "O pessimismo é uma defesa contra a desilusão"

    ResponderEliminar