Sumário: (Pintura) SAIBA RECONHECER UM MONET
Próxima lição: (História Mundial) O Apartheid
Oscar-Claude Monet (1840 — 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.
O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." . A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução iniciavam na pintura.
Em 1861, foi obrigado a servir no Exército na Argélia. Sua tia Lecadre concordou em conseguir sua despensa do serviço caso Monet se comprometesse a cursar Artes na universidade. Ele deixou o exército, mas não lhe agradou o tradicionalismo da pintura académica e em 1862 foi estudar artes com Charles Gleyer em Paris, onde conheceu Pierre-Auguste Renoir, Frédéric Bazille e Alfred Sisley. Juntos desenvolveram a técnica de pintar o efeito das luzes com rápidas pinceladas, o que mais tarde seria conhecido como impressionismo.
1873 (210 Kb); Oil on canvas, 48 x 63 cm (19 x 24 3/8"); Musee Marmottan, Paris
1903 (180 Kb); Oil on canvas, 74.6 x 105.3 cm (29 3/8 x 41 7/16 in); Private collection
Water Lilies
1906 (190 Kb); Oil on canvas, 87.6 x 92.7 cm (34 1/2 x 36 1/2 in); The Art Institute of Chicago
Monet pintou em Giverny a famosas série de quadros chamadas "Nenúfares". Em sua propriedade em Giverny, Monet tinha um lago e uma pequena ponte japonesa que o inspirou.
Estes são apenas dois exemplares desta famosa série de pinturas que o governo francês acabou por adquirir.
Morreu no dia 6 de dezembro de 1926.
Quando fores a Paris não percas o Museu Monet, que é pequeno mas delicioso e o musee d'Orsay que tem uma boa colecção de impressionismo.
ResponderEliminarQuando fores a Paris, não percas nada, tudo é fantástico.