quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

uma vez na faculdade... #4

... debati-me, assim, com uma colega no forum de discussão:



"A terapia serve para mudar algo", dizes tu. Não sei se concordo, digo eu.
A terapia servirá só para mudar algo? Ou poderá ser também para aprendermos a aceitar, com serenidade, todas as outras coisas que não podemos mudar?

"as pessoas conseguem mudar? A personalidade pode ser mudada? Posso passar a agir e a pensar de maneira diferente mesmo depois de tantos anos a pensar desta maneira?"
As pessoas conseguem mudar sim. Conseguem quando querem mas, acima de tudo, quando compreendem a necessidade e mais-valia dessa mudança. Porque ninguém muda para pior. Porque, bem ou mal, o modo com funciona tem vindo a servir propósitos bem definidos que permitem o avançar pelos dias. Assim, somente percebendo aquilo que pode ganhar ao abrir mão daquele modo de funcionar que lhes é tão querido, está garantido o clima que potenciará uma certa inquietação interior e o início de um pesar prós e contras. Uma inquietação entre o ir e ficar, entre o permanecer ou se desenvolver.

Se a personalidade muda? Não sei, para isso tinha de saber o que é a personalidade. Em última instância, faz de nós parvos (no mínimo) a ausência de abertura para a mudança, mas não deixamos de ser os mesmos. E ainda bem que assim é, porque nenhum de nós (colegas psicólogos) deseja que o nosso paciente, no fim, nem se reconheça. O truque está em fornecer as condições necessárias para que sejam integradas, uma a uma, as novas características, as novas crenças, os novos pensamentos e a coragem de aprender a viver diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário