segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Love overseas [Dia 17] - O HORROR E A RAZAO DA AUSENCIA

Ola!

Finalmente consigo vir ao blogue. Ha varios sites que estao bloqueados na China (facebook, youtube, etc) e parece que o blogger e um deles. Nao conseguimos actualizar durante o tempo que la estivemos, desde o dia 9.

Adoramos tudo o que vimos pela China, andamos pela Muralha da China (indescritivel), passeamos no Summer Palace e Cidade Proibida de Pequim, gastamos dinheiro, fomos pelas montanhas, andamos nos campos de arroz, descemos o rio de barco desde Guilin ate Yangshuo, paisagens que nao se consegue mesmo descrever e que dificilmente serao ultrapassadas por quaisquer outras.

Essa ausencia de descricao via blogue era suposto ter terminado no dia 15, dia em que saiamos de China. No entanto, aconteceu um pequeno azar, nesta viagem.

Preparem-se para a novela

CAPITULO 1
Apanhamos, na sexta-feira, um nightbus de Yangshuo ate Shenzhen, a fronteira da China com HongKong. Iamos muito contentes porque tinhamos acabado de saber que iamos ter casa la em HongKong... Chegamos a fronteira no sabado de manhazinha (6 da manha) e depois de termos dividido um taxi com um casal israelita, houve uma grande atrapalhacao, com o taxista a mandar-me sair enquanto eu agarrava nas nossas coisas e no meio daquilo tudo ficou para tras uma carteirinha que tinha o passaporte do Diogo... Quando tentamos apanhar o taxi arrancou e nao conseguimos... foi horrivel. Nao vou descrever com muitos pormenores mas esse dia foi o pior de sempre... na China nao ha NINGUEM que fale Ingles... andar pela policia, pela fronteira, pelos servicos, tudo a tentar resolver o problema e tirar-nos da China. Nada. E como era Sabado disseram que so podiam tentar resolver algum documento na 2 feira. Foi um filme arranjar um hotel que tivesse internet mas tinha mesmo de ser porque estavamos incontactaveis para o mundo.

La arranjamos um hotel e um quarto com computador e activamos Lisboa para que a nossa familia nos pudesse ajudar. Foram incansaveis e no fim desse dia ja tinhamos sido contactados pelo embaixador em Macau. As noticias ate eram animadoras e foi-nos dito que na 2 feira, hoje, conseguiamos arranjar um documento em que a China recambiava o Diogo para Macau onde lhe seria feito um novo passaporte. Ficamos mais aliviados mas, mesmo assim, perdemos a India e nao sabiamos o que seria do resto dos destinos, como a Tailandia, e se seria possivel voltar a Singapura para apanhar o aviao para Lisboa sem perder esse dinheiro.

CAPITULO 2


No dia em que perdemos o passaporte (a culpa foi mesmo minha), nao encontravamos hotel com internet nem por nada. Mas cruzamo-nos com um Ingles que, sem eu nem lhe dizer nada, me deu um cartao com o telefone de uma Fiona, que disse que nos poderia ajudar quando fosse preciso.
Ora entao, ontem ligamos a Fiona para saber se ela hoje poderia ir connosco tratar das papeladas e servir de tradutora. Ela desde entao foi incansavel. Apareceu ainda ontem a tarde la no quarto do hotel, com MacDonalds na mao e determinada a encontrar o nosso passaporte. Sentou-se na almofada do Diogo (!!!!) e fez mil telefonemas, empurrou-nos do computador, escreveu nas nossas coisas... enfim, uma parodia. Ao nivel daqueles filmes de chantagens em que ha sempre um negociador e um quarto de hotel a mistura.
Combinou connosco hoje as 8.30 la na estacao de policia/emigracao. E la estava ela. Outra vez no seu belo calcaozinho e de comida na mao.
Iamos com alguma esperanca porque a nos tinham dito, aqui de Macau, que nos dariam um documento para ele sair de Shenzhen e vir ate Macau bucar o passaporte e a ela tinham dito, ao telefone, o mesmo mas com o acrescento de que ele teria de voltar a China para carimbar qualquer coisa.
Hoje de manha toda a esperanca se foi. So encontramos pessoas mal encaradas pelo caminho. As noticias eram que a lei e muito clara e que ele nao pode sair do pais sem passaporte e que teria de ir a Pequim fazer um novo e depois pedir novo visto para a China, que demorara 5 dias, e so depois sair. Ficamos desesperados outra vez. Pequim nao podia ser opcao porque nao podiamos ir de aviao, nao ha passaporte dele, e de comboio demorariamos mais de 40 horas.
A solucao era so mesmo eu ter de vir a Macau, fazer um novo visto para mim e la poder voltar e entregar todos os documentos para emissao de passaporte temporario.


CAPITULO 3

Mal soubemos isto, voamos para o hotel de onde ja tinhamos feito check out e voltamos a fazer check in. A Fiona sempre connosco e agora o seu telefone nao parava de tocar porque tinhamos ligado de la para a embaixada aqui em Macau (ela foi mesmo impecavel) e a embaixada passou a contactar-nos por la...
Pus numa mochila o pijama, uma muda de roupa, escova de dentes, dinheiro, documentos e declaracao do Diogo para eu levantar o passaporte.
Saimos e faltava uma hora e meia para o barco Shenzhen-Macau... Entrei no barco um minuto antes... mas que alivio. Custou-me imenso deixar o Diogo para tras mas ainda me pareceu ouvi-lo perguntar ao policia a brincar "do you sell passports?" lol


CAPITULO 4

Cheguei a Macau e tinha o motorista do Consul a minha espera. Levou-me directa a embaixada da China onde ja ficou o meu visto a ser feito. Esta pronto amanha de manha, com carta pessoal para eles aqui do Ministerio e telefonemas e tudo...
Depois fui levada ate ao Consulado, onde estou agora. Disse que so tinha comido um pessego desde as 7 da manha (sao 6 da tarde) e foi-me trazido um pao com chouric (desculpa Diogo.... espero que os teus noodles estejam bons!!), o Fernando, o motorista, foi trocar-me o dinheiro e eu fiquei aqui a entregar a papelada.
Vim ao bar com o Consul, onde estava imensa gente e tudo a falar portugues (que sabor a casa) e dez minutos depois ja estava a ser chamada.


CAPITULO 5

Ja tenho o passaporte do Diogo na mao. E azul. Temporario. Neste momento se tivesse o meu visto ja podia ir dormir a China outra vez. Vou ficar instalada na casa do Consul que entretanto me deve dar um jantar diferente de arroz com arroz ou de noodles com picante.
Agora estou aqui no bar do Consulado, que entretanto tem uma escola de portugues, onde vou esperar prai 2 horas que o Consul saia do seu trabalho e irmos para casa!
Amanha de manha apanho o visto e sou deixada no barco de volta a China.

Comunico assim que houver mais novidades!

6 comentários:

  1. Tudo a resolver-se!...
    Pensar positivo... viagenzinha sem graça, tanto tempo e tudo a correr bem, não há saco, certo?
    Assim têm uma aventura do tamanho do mundo e verdadeiramente passada do outro lado do mundo para contar, xitex!!!
    Vai correr tudo bem...e agora uma bela razão para voltar a viajar, falta a Índia!!!
    Muitos beijinhos para os dois
    Tia Sara

    ResponderEliminar
  2. Tudo a resolver-se!...
    Pensar positivo... viagenzinha sem graça, tanto tempo e tudo a correr bem, não há saco, certo?
    Assim têm uma aventura do tamanho do mundo e verdadeiramente passada do outro lado do mundo para contar, xitex!!!
    Vai correr tudo bem...e agora uma bela razão para voltar a viajar, falta a Índia!!!
    Muitos beijinhos para os dois
    Tia Sara

    ResponderEliminar
  3. O que é preciso é ter paciência de chinês.

    ResponderEliminar
  4. Beeem!
    eu tb ja nao vinha a net ha uns dias, vi agora todas estas historias! tou boquiaberta... e BRUTAL!!! o que me falta em criatividade e emoçao nestes ultimos dias (meses?) voces tem a mais, a transbordar... Isso e um argumento de um grande filme de acçao, parabens lol
    Entretanto tou aqui a olhar p lado e ja podes por a verde algumas das "nao me posso esquecer de so morrer depois de:"
    Vais ver que a Tailandia vai ser optima, relaxante, recarregar essas energias

    Beijinho
    Jo

    p.s. so podias dormir em casa do Consul haha

    ResponderEliminar
  5. Então não há mais noticias, não há mais emails?

    por onde andam?

    bjins daquele que vos adora muito

    ResponderEliminar
  6. Rosarinho que grande confusão. Uma viagem que é viagem tem sempre destes imprevistos. Fez-me lembrar o nosso interrail, quando me roubaram a carteira que até andamos no "carro da policia" de Budapeste! Espero que os próximos capítulos sejam mais positivos e desejo-te um resto de viagem excelente.
    Um grande beijinho para os dois
    Have fun
    Madalena

    ResponderEliminar